quarta-feira, 22 de abril de 2015

Mudanças - de dentro para fora ou de fora para dentro?



por Cristiano Trevelino
Inspirado pelo Sr. Exu Tatá Caveira

Muitas pessoas procuram na religião um ponto de força para mudanças, outras esperam que essas mudanças simplesmente aconteçam em suas vidas somente por suas vontades, mas não fazem nada para mudar, sentam e esperam.

O mais importante para se mudar algo em sua vida primeiramente é a vontade, porém a vontade sem atos é incapaz de dar certo, uma vez que toda mudança é feita de ação. 

Quando se procura qualquer religião para que elas possam influenciar em suas mudanças, deve-se ter fé, e não confundir a religião com balcões de milagres, já que muitas pessoas jogam a culpa de seus fracassos, de seus erros, nas religiões, pois a tem acima da fé, remetendo assim a um novo erro.
Devemos ter a consciência de que a fé transcende qualquer religião, do contrário se torna fanatismo, o que remeterá as pessoas a se apegarem nas coisas, nos templos, objetos, deixando de lado o mais importante que é a Fé, que é diferente de irmão para irmão, cada um tem a sua, e nenhuma é melhor que a outra. 

Não podemos esquecer que toda mudança deve ocorrer de dentro pra fora, pois o que há de mais precioso esta dentro de cada um, que é o coração, um órgão sagrado, que esta ligado direto ao Divino Criador. Portanto para começarmos a mudar necessitamos escutar mais nossos corações, em todos os aspectos de nossas vidas, em nossas escolhas, decisões e caminhadas. 

Quando pensamos em Deus e escutamos aquela voz que vem do nosso intimo, temos a certeza de que é algo sagrado e devemos seguir e aceitar, pois será para cada um, a mais correta decisão, escolha ou como queiram chamar.
Então para haver mudanças devemos nos encontrar com nosso intimo, com aquele que habita dentro de nós, com o nosso sagrado e assim exteriorizar nossos sentimentos, sem ferir nossos semelhantes e sem ficarmos receosos com o que os outros pensam.

Devemos primeiro encontrar a nossa verdade, nossa felicidade, nossa alegria, nossa paz, nossa harmonia, nosso bem estar, antes de pensar nessas qualidades dos nossos semelhante, pois como você quer ajudar alguém se estiver precisando de ajuda?

Com certeza se estiver bem consigo mesmo, e exteriorizar esses sentimentos, vai estar refletindo em tudo e em todas as pessoas em suas voltas, ajudando assim seus semelhantes.

Portanto quando fizermos isso, teremos dado um passo e começaremos nossas mudanças internas, para que posteriormente elas se exteriorizem e aí sim nos tornaremos pessoas melhores, podendo ajudar a todos que necessitarem de ajuda, sem criarmos obrigações a cerca de outras pessoas, sem colocarmos elas em primeiro lugar, e sem ficarmos nos julgando se somos capazes ou se estaremos tomando as decisões mais corretas, pois se estivermos agindo com nossos corações, sempre para a pratica do bem, com certeza estaremos na mais perfeita harmonia.