sexta-feira, 5 de junho de 2015

Ofensa




Por Marcelo N. Gomes, mais Um na Banda!

Começo este texto fazendo a seguinte citação de Jesus Cristo no sermão da montanha: Mateus 5: 38, 39 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente.Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; me sinto a vontade de sempre usar os ensinamentos de Cristo pois sei que muitos dos que estarão lendo este texto tiveram como base religiosa o cristianismo, assim, quando me deparei com o tema OFENSA logo me veio esta passagem bíblica e ponderei e me questionei da seguinte maneira: 

O que posso dar em troca ao que me ofende? Uma outra ofensa!? 

Sim talvez se ainda não tivesse passado pelo despertar de consciência que ganhei na Umbanda, se eu ainda estivesse preso as amarras da ignorância, assim como está quem ofende, portanto e seguindo um parâmetro da citação creio que dar outra face está muito mais incutido nas entrelinhas do que na ação propriamente dita, retribuir como o NÃO ofendido irá causar muito mais efeito do que retribuir com mais e mais ofensas, pois quem ofende ainda não se encontrou ainda está vazio como ser e está sempre disposto inconscientemente a gritar para ser ouvido a brigar para se relacionar a ofender para ser percebido. 

Mas como evitar então este dissabor? 

Pare e analise a seguinte questão e irei me usar como exemplo; 

Se alguém tentar me ofender dizendo que sou careca, bom, paro e penso, realmente sou careca ele não esta errado, logo não posso me ofender, mas digamos que a ofensa venha maior dizendo que minha mãe é de índole duvidosa, mais uma vez paro e penso e faço uma breve análise da vida de minha mãe e não constato nada que a denigre, assim, não é verdade, quem ofende está errado portanto não posso ser ofendido, e praticando estas análises entendi que tudo é mais uma questão de se conhecer e analisar do que simplesmente reagir ao impulso, se nos conhecemos e sabemos quem somos porque acreditar em quem não nos conhece?

O despertar de consciência deve ser a busca para quem trilha o caminho da religião de Umbanda, pois assim conseguindo muita coisa se torna mais fácil mais leve, quando isso acontece passamos a entender melhor o que é.. ” mesmo que eu viva preso a uma casaca de noz, ainda assim sou livre", quando nos conhecemos não estamos presos a dogmas, restrições, regras insultos ou ofensas, quando sabemos quem somos e o que queremos nada pode nos impedir de ser ou chegar onde queremos.

Antes de reagir por impulso lembre-se de quem você é e tudo ficara mais fácil e mais leve, não carregue o peso e frustrações de outros, já que temos muitas coisas a carregar e a aprender.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Não Somos Gados!


por Igor Santos, mais Um na Banda
Inspirado por Sr. José


Quantas vezes não nos perguntamos: Porque estamos aqui e para quê? O ceticismo vem tomando conta de nossos dias, tomando conta de nossas almas, opa espera ai... Alma? Isto existe? 

A que ponto chegamos, sendo arrebanhados como cordeiros, como gado e aos milhares nos prendendo a orações vazias e a pregações regadas de ordenha de nossos ganhos, paralisados em meio a manifestações espirituais de caráter duvidoso, me dê uma espada, duas, melhor uma metralhadora...

Como seres humanos, almas presas em carne, espirito envolto em osso, somos de fácil vulnerabilidade, somos de grandes imitações as quais nossa carcaça bota a prova tudo o que somos, temos, seremos, o medo cerca como um fluido nossas mentes e como uma defesa natural desta carcaça nos tenta imunizar de qualquer dano.

Mas o dano maior está na alma, alma esta que tende sempre para o lado caridoso, lado luminoso, algumas tendem ao lado sombrio óbvio que este não é o mérito aqui.

O Criador nos fez livres, espontâneos e por incrível que pareça e eu tenho certeza disto incompletos, Igor como assim? Sim incompletos e nos colocou na incubadora terre, para que nela adquirimos forma, individualidade, personalidade, conhecimento e então nos dará o direito para caminhar sob o velho Oriente, e aqueles que passaram do ponto aqui? Ou aqueles que não cresceram, irmãos Reencarne.

E em meio a um escambo aqui e outro ali outrora foi inventado o dinheiro, e as trocas se tornaram desleais e a partir daí surgiu a ganancia o poder adquirido já poderia ser comprado, e desde então até mesmo o céu vem sendo vendido, o Jardim do Éden (Aruanda a meu ver) foi loteado, e nos tornaram gado de ordenha financeira, não falo de uma determinação religiosa especifica, falo de muitas, e em nosso meio, olhei para dentro e aprendei somente depois julgará o que está do lado de fora.

O comercio está vencendo, estamos pagando para fazer caridade, estamos comprando Fé, e sendo surrupiados banalmente por outras denominações religiosas, índios os puros tinham sua cura na mata, pretos-velhos faziam seu remédio com as mãos e ervas, guerreiros forjavam suas armas, magos produziam seus incensos e deles saiam o melhor odor imaginado, hoje está força magnifica está à venda na loja da esquina, será que feita com o mesmo carinho? Será que com a mesma energia, e quem perde força? Deus? Não irmãos nós mesmos mas perdemos muito mais, com nossas mãos perdemos nossa Fé. Santos industrializados e Deuses banalizados.

Salve Caboclos, filhos da terra, Salve Umbandistas...

Difícil transpor estas palavras, que me vieram de forma simples de um espirito de falas leves, Salve o povo da Baia! É da Bahia meu Pai...