sábado, 18 de julho de 2015

E foi assim... que falei da Umbanda!



Por Marcelo Gomes, Mais Um na Banda!

No começo deste mês, lembrando que escrevo este em Julho de 2015, fui a um órgão publico da cidade de Embú das Artes para entregar algumas documentações e lá ao chegar fui tomar um cafezinho naquelas barracas que comercializam estes produtos, enfim, após ser servido comecei a e constranger com a forma que o Sr do café ficava me olhando, e entre um gole e outro do meu delicioso cafezinho veio a pergunta: 


- Você é evangélico? me surpreendi com a pergunta e então iniciamos um diálogo...

- Não senhor, não sou, mas por quê o senhor achou isso?

- Porque você tem assim um semblante tão sereno e equilibrado que achei que você fosse evangélico.

Sorri, pois pobre senhor, talvez por viver em seu mundo fechado neopentecostal acreditasse que só os que de lá são pudessem alcançar tal equilíbrio, então era o momento certo de lhe mostrar que um Umbandista também consegue, e assim a prosa continuou...

- Sério?!! Mas como disse não sou evangélico eu sou Umbandista.

Neste momento este senhor, que depois descobri se chamar Amadeu, deu aquela velha franzida na testa, o ar de reprovação imediatamente se fez presente em seu semblante, se tornando nítida sua ignorância, mas esperei ansiosamente a resposta.

- Poxa, você então é daquela religião de gente doida e esquisita.

- Doida e esquisita porquê? até agora o Sr estava achando que eu era evangélico, de repente mudou de opinião.

- Não, veja bem, o que quis dizer é que lá só tem gente atrapalhada que vira tudo gay e esse povo é tudo gente esquisita, você me perdoa, mas pelo que vejo você é igual a mim, assim normal não é?!

Neste momento baixei levemente minha cabeça e profundamente meus olhos, por um instante pensei em que responder a este senhor sem que eu descesse ao mesmo nível de ignorância, foi neste momento que me veio a imagem de amigos e amigas que tanto amo e que são pessoas maravilhosas, um a um fui lembrando, de seus sorrisos, abraços e palavras de amor e conforto, foi inevitável não se emocionar com o tanto de pessoas maravilhosas que conheço (por respeito e por não ter autorização prefiro não citar os nomes de cada pessoa que lembrei, mas sei que quando estiverem lendo este texto saberão quem são,afinal eles sabem o quanto os amo) então o sentimento maravilhoso bateu forte em meu peito o transformando em palavras que saíram pela minha boca....

- É senhor Amadeu, o senhor tem razão, somos normais e não passamos disso, pessoas normais que vivem o dia a dia muitas vezes com medo e sem coragem de enfrentar se quer um desafio na vida quanto mais assumir a opção sexual, se o Sr conhecesse meu amigos e amigas saberia do que estou falando, pois são pessoas que perto de mim são muito superiores, de tão grande caráter e coração, que me sinto pequeno perto deles, se o Sr pudesse ter o privilégio de conversar com um deles veria que tem muito a aprender sobre amor, coragem, companheirismo,dedicação, respeito e tantas outras qualidades que só os tornam cada vez mais especiais, por isso que te falo que somos simplesmente normais e só isso.

E pelo que entendi lá na sua igreja deve existir muitas pessoas que se julgam superiores a nós Umbandistas inferiores não é?! mas lhe garanto que Deus está para todos assim com o sol as estrelas e tudo mais que ele fez, só o buscamos de formas diferentes.

- Diferente e muito diferente mesmo, porque esse seu Deus aí não conheço, que aceita de tudo.

- Não, nosso Deus que é o mesmo que o do senhor não aceita de tudo não, pelo contrário tem bastante coisa que ele não gosta.

- Sério, eita que você vai me falar então que quero saber!

- O Deus que cultuamos ama cada filho indiscutivelmente sem se importar como eles o chamam, ou como fazem suas preces, o nosso Deus é um deus de amor de caridade de auxilio, que não gosta de ignorância, de preconceito, de inveja , de maldade, esse é o Deus que nós umbandistas cultuamos, o senhor teria que um dia ir a uma gira de umbanda para conhecer e com seu próprios olhos ver e daí dizer sua opinião mas com convicção sem ficar apenas repetindo o que ouve por aí.

- Tá certo, eu não vou não, porque tá bom na minha igreja, mas vou pensar antes de falar as coisas porque até pensei que você era evangélico né?! e quanto aos gays esses aí depois do que você me falou até fiquei sentido de dizer essa bobagens, você me desculpa viu não vou mais dizer essas besteiras, e não fique ofendido comigo não, pois depois dessa nossa conversa até que me quebrou no meio porque nunca tinha conhecido um espírita, e então a gente fica com aquela coisa né! sabe como é, e você ser tão bacana e explica as coisas com tanto carinho que nessa religião não deve ser tão ruim quanto se fala por aí.

A conversa continuou, mas fugindo do assunto, e por fim acabamos nos despedindo e o cafezinho até saiu de graça, mas me surpreendi com a conversa e com a forma que respondi aquele senhor, mostrando que o Umbanda é muito mais do que ele imaginava e também tive a certeza que aquelas palavras saíram da minha boca inspiradas pelas entidades que me socorreram quando pedi uma forma de não me comparar na ignorância, pois com palavras de carinho e amor e com aquele "semblante equilibrado e sereno" pude mostrar a face da nossa religião, a face do amor e da gratidão por ter amigos e amigas que tem coragem de expor suas opções sexuais, por ser amigo de pessoas tão superiores a mim, que me ensinam me ajudam que me elevam espiritualmente e que tratam nossa religião com respeito, amor e dedicação.

O nosso Deus é este, que nos ama como somos, que nos atende pelo desejo de nossos corações, que nos ama e a ponto de nos dar o livre arbítrio.

Que este texto fique como forma de agradecimento a todos que tem coragem de ser verdadeiros autênticos que nunca deixam de lado o amor ao próximo a religião e a mim, meus amigos e amigas que só me fazem ter mais e mais orgulho de tê-los como espelho de vida de coragem e de amor.

Gratidão.