domingo, 13 de dezembro de 2015

O Brado da Umbanda!


por Magnus Quandt, mais Um na Banda!

Neste dia pudemos dar mais um passo em nome da nossa amada Umbanda, um passo grande, um passo largo, um passo merecido e um passo de amor. Neste dia fomos ouvidos, não em forma de protesto, não em forma de um “reclamar”, não em forma de dor, não em forma de tristeza. Neste dia FOMOS OUVIDOS, mas fomos ouvidos como SOMOS, com muito AMOR, com muita descontração, com muito carinho, com muito canto e com muita simplicidade.

NESTE DIA lotamos uma grande livraria em uma área nobre, lotamos e mostramos a força de nossa amada Umbanda, esgotamos livros, nos apertamos no “pequeno” espaço que nos reservaram, transbordamos pessoas e axé por toda livraria...

Ouvimos o chamado, a esperança, a oportunidade de marcamos mais um ponto na história.

Sentimos em nossos corações, em nossa mente, em nossa razão, em nosso espirito, sentimos a necessidade de nos mostrarmos, de batermos no peito e dizer que SIM! NÓS SOMOS UMBANDISTAS, NÓS SOMOS MUITOS, NÓS SOMOS FORTES e NÓS SOMOS UNIDOS COMO UM – COMO BANDA, COMO UMBANDA.

Começamos de maneira tímida, meio sem saber o que fazer, sem saber o que dizer, mas estávamos vestidos com nossos sorrisos, com nosso carinho e com nosso amor, foi quando se ouve o primeiro toque de um atabaque, a primeira saudação, então sentimos aquele arrepio que começou dos pés e foi até o último fio de cabelo, logo surgiu o pensamento, ISSO É UMBANDA, mas onde estamos? Sim estamos em uma livraria, em um shopping localizado em
uma área nobre desta grande metrópole chamada SÃO PAULO, não estamos mais nos escondendo, não estamos mais em um fundo de quintal, não estamos mais afastados da sociedade, não somos mais segredo, somos uma RELIGIÃO, somos a RELIGIÃO DE UMBANDA.

Enquanto aquele primeiro canto ecoava pelos nossos ouvidos e se espalhava na imensidão, essa imensidão astral e material, aquele espaço se tornou pequeno, mas ao mesmo tempo grande, ao mesmo tempo em que não cabia mais ninguém, cabia todo mundo, todo mundo que se encantava com aquele som, com aquele toque com aquela alegria, com aquele amor e com aquela emoção que era visível, era palpável, era ouvida, era sentida e era tocada.

Cantamos com todo nosso amor, com toda nossa voz, com toda nossa força e com todo nosso AXÉ emanado por nossos amados Orixás que ali se faziam presentes reinando em cada um de seus filhos, em cada uma das pessoas que os olhos se enchiam de lagrimas em cada saudação, que seu coração batia mais forte a cada toque do atabaque, que seu corpo arrepiava a cada batida de palma. Em cada palavra e cada canto estava lá também o brado do Caboclo, o estalar de dedos e as palavras doces e poderosas de nossos Pretos-velhos, o irreverencia e alegria de nossos Baianos, o berrante de nossos Boiadeiros, a gargalhada de Exu, o sorriso e olhar sedutor de nossa mãe Pomba gira, o balanço e a força de nosso Marinheiro nos guiando pelos mares das emoções, a alegria e o olhar de criança de nossos Erês, a magia de nossos Ciganos...

Sim todos estavam lá, cada um trazendo sua força de dentro pra fora e de fora para dentro sendo irradiado para todos os lados, NÃO ESTAVAMOS ESCONDIDOS.

Ao cantar o hino, SIM NOSSO HINO, O HINO DA UMBANDA, refletimos a luz divina, mostrando todo seu esplendor, onde há paz amor e alegria que veio diretamente do reino de Oxalá que esta dentro de cada um de nós, esta luz que refletiu em nossos olhos, em nossos corações e em toda a livraria iluminando a cada um dos presentes e a cada um que por ali passava, mostramos que a Umbanda é paz, amor, alegria e a força que nos da vida, sua grandeza nos conduziu até ali e naquele momento LEVAMOS EM MAIS UMA PARTE DO MUNDO A BANDEIRA DE OXALÁ, por isso eu reafirmo meus irmãos, AVANTE FILHOS DE FÉ, como a nossa UMBANDA NÃO HÁ, vamos contar aos nossos filhos, aos nossos netos a cada pessoa, em cada cidade, estado ou país que percorremos, vamos contar que neste dia A UMBANDA CANTOU PARA O MUNDO.


Talvez a gente não tenha noção do que ali houve, talvez não saibamos a dimensão deste trabalho, nem o que será daqui pra frente, mas eu digo uma coisa, essa data não será esquecida, ela será mencionada, ela será compartilhada, ela será reproduzida e não para o ego dos ali presentes, mas como marco histórico que UM DIA a UMBANDA BRADOU para quem quisesse ouvir e até para quem não queria, a UMBANDA MOSTROU QUE É LINDA, FORTE E UMA RELIGIÃO DE MULTIDÃO.

SARAVÁ UMBANDA.

Texto em referência ao dia 09/11/2015 as 19:00 – Noite de Autógrafos e lançamento dos Livros Médium Incorporação não é possessão do Autor Alexandre Cumino e do Livro Cantando e Tocando Ijexá e Barra-Vento do Autor Severino Sena – Editora Madras, que aconteceu na Livraria Saraiva MegaStore do Shopping Pátio Paulista – localizado na rua Treze de maio, 1947 – São Paulo – SP.