sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Nas Diferenças da fé - part. II



por Cristiano Trevelino, mais Um na Banda!
Inspirado pelo Caboclo Tupinambá

Vivemos hoje em uma sociedade intolerante, preconceituosa, sem limites quando se trata de religião, pois muitos são os donos da verdade e aqueles que pensam ou agem diferente são os errados na história, não prestam e muitas vezes são taxados como loucos, por sonharem com um mundo melhor sem brigas, sem guerras, com mais amor, paz, tolerância, irmandade e fraternidade.

Todos nós somos a imagem e semelhança do Pai Maior, de uma Energia Cósmica, uma força Maior, seja Ele chamado de Deus, Ala, Zambi, Olorum, Obatalá.

Portanto devemos nos ater aquilo que nos faz semelhantes, parecidos e não naquilo que nos afasta, nos diferencia.

Devemos sempre exaltar aquilo que os irmãos fazem de melhor, não importando a religião, não importando a vertente.

Temos que ter a consciência que todos nós seres humanos somos diferentes uns dos outros, cada um com sua individualidade, cada um com suas necessidades e essências. 

Por conta disso é que existem muitos tipos diferentes de religiões, nenhuma melhor que a outra, todas são boas, pois cada uma se encaixa melhor na vida de cada pessoa, sendo a verdade delas, escolhidas por elas.

Então podemos concluir que todas as religiões são boas, todas fazem bem para as pessoas que as seguem e isso já as fazem dignas de respeito, pois pode não fazer para você, mas para o outro faz, é a verdade dele, que não é melhor nem pior que a sua religião, que a sua verdade, APENAS DIFERENTE!

Hoje as pessoas fazem questão de se distanciarem, de apontarem o dedo, de criticarem, de fazerem o discurso politicamente correto, mas sempre faltando com respeito para com o próximo que não partilha da mesma fé.

Portanto devemos nos abrir mais para o diálogo entre religiões, para que com isso possamos nos desfazer das ignorâncias, dos preconceitos, trazendo mais conhecimento e com isso muito mais respeito para com os outros irmãos de outras religiões, passando assim a convivermos em uma sociedade melhor, mais respeitosa, com mais amor, paz e união, pois como diz na bíblia:
- "Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, ali estarei".

Saravá a Umbanda...
Salve todas as Religiões...

terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Consciência Religiosa Umbandista


Por Antonio Bispo, mais Um na Banda!
Sacerdote do Templo de Umbanda dos Filhos da Vovó Maria


Por que estudar UMBANDA?

Para aprender o que?

Para se entender sobre o que?

Penso que é para se entender que a UMBANDA É UM ORGANISMO VIVO e em franco desenvolvimento.

E este organismo vivo, vive dentro de nós, UMBANDISTAS.

Estudar e entender sua história é reconhecer a nossa própria história, é saber e dizer de onde viemos, por que viemos, e também vislumbrar um caminho por onde estamos indo.

Pois já nos perdemos outrora, pela falta de conhecimento e de reconhecimento dentro da sociedade.

Creio que estamos na fase da expansão da consciência religiosa UMBANDISTA, impulsionada por esta nova forma de ensinar e praticar Umbanda, adotada pelos Templos Escolas, e destes novos formadores, que abrem cada vez mais o conhecimento aos novos UMBANDISTAS.

Nós, que adentramos recentemente nos trabalhos, não viemos mais apenas pelo AMOR OU PELA DOR. Viemos pelo conhecimento, pela grande magia desta religião DIVINA!

Já não nos contentamos em fazer, queremos entender.

O conhecimento abre portas e janelas, e a mente expansiva do médium, guiada pelos seus guias, se ilumina num arco íris divino sem véus, criando uma nova era para a religião.

Uma era em que há o reconhecimento e o respeito, pois fazemos parte da sociedade, e já não aceitamos viver a margem desta sociedade.

Todas as nossas praticas religiosas tem seus fundamentos, mas não é errado apropriarmos as nossas praticas ao bom convívio dentro da sociedade que é diversificada, pois somente respeitando é que seremos respeitados.

Faltou-nos em outros tempos a consciência de que fazemos parte de um todo e que devemos cumprir e honrar a nossa cota de participação.

NO HINO UMBANDISTA DIZ:

“Avante filhos de fé, pois como a nossa lei não há!”

Qual é a nossa lei?

A nossa lei é a Lei de DEUS.

E é muito mais abrangente porque nos dá muito mais

Responsabilidades, nos obriga ao exercício constante da fé e do amor incondicional, do respeito às diferenças, do olhar fraterno às minorias, da humildade, do conhecimento e reconhecimento, da transformação e da evolução.

Não aceito mais os termos pejorativos para comigo ou para com nossa religião, pois reconheço minha essência divina.

Quero exigir respeito aos meus direitos, más para isto devo ter Consciência de meus deveres.

É A NOSSA LEI.

Estudar de uma forma ampla é procurar adquirir o conhecimento de algo.

Preparar, examinar, ponderar, amadurecer.

Observar cuidadosamente o fenômeno.

Dedicar-se à apreciação, análise e a compreensão.

Entender o organismo vivo que habita o templo mediúnico (corpo do médium), é ter posse de sua certidão de nascimento, é apresentar seu RG a quem questione sua identidade, é saber e reconhecer de fato o seu PAI a sua MÃE, seus irmãos e a sua origem divina.

Conhecendo nosso passado, construímos no presente.

E podemos olhar no horizonte um futuro promissor de respeito e reconhecimento para a nossa religião…

SARAVÁ UMBANDA !